O FESTIVAL



O Festival Universitário de Artes Cênicas de Goiás - FUGA, é produzido pelo projeto de extensão e cultura Universidade em Cena, em parceria com as coordenações dos cursos da graduação em artes da cena da EMAC/UFG. Sua gestão e organização contam com o trabalho colaborativo entre professores, estudantes e funcionários de teatro e direção de arte.

Ele foi criado em 2007, a partir do anseio de estudantes e professores por um tempo-espaço cênico para a apresentação dos resultados dos estudos teatrais realizados na universidade. Ao longo dos anos, o FUGA tornou-se a principal data do calendário acadêmico das Artes da Cena na UFG, colaborando com o fortalecimento artístico do estado de Goiás.

O FUGA cumpre dupla função: a de ser instrumento pedagógico, destinado à conclusão das atividades acadêmicas de artes cênicas, e a de ser ocasião de abertura da universidade para os artistas de fora da universidade, os espectadores de teatro, dança e performance, e para a comunidade, de maneira geral.

A cada ano, o FUGA se solidifica mais fortemente no cenário artístico do estado, como um festival que entrelaça a dimensão da formação, da reflexão e da fruição cênica. Neste contexto, sua programação congrega espetáculos locais e nacionais, além de oficinas, debates e atividades científicas voltadas para o desenvolvimento e a profissionalização no campo das artes da cena.